terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Verão: dicas para economizar no consumo de água

Alguns dispositivos foram fabricados com o intuito de poupar um dos recursos naturais mais importantes, a água.

O verão está ai e com ele o aumento no consumo de água. As altas temperaturas e o calor excessivo fazem com que as pessoas gastem mais esse líquido tão precioso e que começa a ficar escasso. Mas, felizmente, com um pouco de consciência e com o uso de alguns dispositivos é possível poupar esse recurso fundamental para a existência humana, animal e vegetal.  E o melhor é que no começo do mês, essas atitudes se refletirão na conta de água. Bom, não é mesmo? Então acompanhe as dicas para economizar água.

Dicas para economizar água (Foto: Divulgação)
Como economizar água no verão
A maior parte da água que consumimos é gasta no banheiro, com descargas e banhos demorados. Hoje vamos explicar como poupar o uso desse líquido em vários pontos da casa. Veja só! 

Torneiras: se existe algo que joga a água pelo ralo, literalmente, são as torneiras. Faça a manutenção delas periodicamente e jamais deixe para arrumar o pinga-pinga depois. Mas, o melhor é utilizar torneiras com sistemas antidesperdício, com arejador que evita respingos. Geralmente esses modelos economizam até 50% de água, como é o caso de algumas torneiras eletrônicas.
Chuveiros: outro grande vilão no gasto de água é o chuveiro. Os modelos mais modernos acompanham redutor de vazão. Com esse dispositivo é possível economizar até 50% de água e de quebra, economizar na conta de energia também, pois com menos água descendo, o chuveiro não precisa estar no “super quente” para a água ficar na temperatura ideal.  

Lavadora de alta pressão: vale a pena investir em uma lavadora de pressão, pois elas utilizam até 80% menos água que uma mangueira para lavar a mesma área. Isso acontece porque o orifício de passagem da água de uma lavadora é muito menor do que a da mangueira. O poder de limpeza está na alta pressão que faz a pouca água se tornar um forte jato.

Lava louça: outra grande invenção, no que diz respeito à economia de água, são as máquinas para lavar louça. Utilizar esse eletrodoméstico para limpar os pratos sujos pode gerar uma economia de até 90% se comparado com a lavagem manual. Enquanto uma lavadora consome, em média, 15 litros por ciclo de lavagem, o método manual consome até 117 litros.
Conscientização também economiza água
De nada vai adiantar ter uma torneira com sistema antidesperdício, chuveiros com redutor de vazão ou até mesmo a lavadora de alta pressão e a lava louça, se não houver conscientização nos atos cotidianos do dia a dia. Listamos algumas dicas práticas de como utilizar com consciência os dispositivos que listamos acima.
Dicas para economizar água (Foto: Divulgação)

Banheiro: depois de ter instalado um chuveiro que economiza água, o recomendável é diminuir o tempo de banho. Nada de ficar meia hora debaixo da água. E quando for ensaboar ou lavar o cabelo, desligue o chuveiro e ligue apenas no momento do enxague. Evite os banhos de banheira que consomem uma quantidade muito grande de água.

Cozinha: quando for lavar as louças de maneira manual, feche a torneira nos intervalos, ao contrário o desperdício será muito grande.

Lavar o carro: quando o possante estiver precisando de um bom banho, uma boa alternativa é lavá-lo utilizando a lavadora de alta pressão. Ela limpa o carro com muito mais perfeição, além de gastar uma quantidade muito pequena de água
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário