Aproveite que as aulas retornaram, que a casa voltou a ficar tranquila e, enquanto as crianças estão da escola, chame um eletricista consciente para fazer uma revisão das condições das instalações elétricas do seu imóvel.
Para começar é muito simples! Veja abaixo alguns itens básicos sobre segurança elétrica e descubra se não é hora de reformar a sua instalação!
- A sua casa ou apartamento tem mais de 10 anos?
A NBR 541 – norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão recomendam que a cada 5 anos uma revisão na instalação elétrica seja feita.
- Alguma vez você já fez uma reforma das instalações elétricas de sua residência?
Fios e cabos envelhecem, falta tomadas para ligar todos os aparelhos, tudo isso é sinal de que sua instalação já não atende à demanda de energia que sua casa precisa.
- Já aconteceu de você ligar um aparelho, por exemplo o chuveiro, e a luz da sala ou do próprio banheiro piscar?
Neste caso pode haver dois tipos de problema em sua instalação elétrica: falta de divisão dos circuitos de eletricidade e iluminação, bem como uma sobrecarga na rede elétrica.
- Você ou alguém da sua casa já levou um choque-elétrico ao tocar em algum aparelho?
A falta do condutor de proteção, o fio terra, bem como o seu devido aterramento, faz com que ao tocar em um aparelho a eletricidade seja conduzida para o seu corpo, ao invés de ser direcionada para a terra, ocasionando assim o choque-elétrico. Um choque pode ser fatal a partir de 110 Volts!
- Você costuma usar benjamins e extensões para ligar mais de um aparelho na mesmo tomada?
Na maioria dos casos em que ocorre um incêndio originado por problemas de eletricidade, grande parte é devido ao uso excessivo desses componentes, principalmente quando são ligados diversos aparelhos na mesma tomada de alta potência elétrica. É o caso de ligar um microondas e uma geladeira na mesma tomada usando um benjamim. A probabilidade de acontecer um curto-circuito é muito maior, uma vez que ambos aparelhos tem uma potência elétrica muito alta, o que exige uma carga elétrica maior para funcionarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário