Inspeção, testes e manutenção de sistemas de detecção e alarme contra incêndio são essenciais para garantir o estado operacional dos sistemas. Estas atividades são necessárias para manter a integridade do sistema e certificar que o sistema opera como foi instalado. Eles também podem identificar manutenção ou questões que gerentes de engenharia devem resolver para que o sistema para proteja adequadamente as instalações, ativos e ocupantes.
Os elementos-chave de um programa de manutenção para sistemas de detecção ealarme contra incêndio inclui inspecções visuais, testes de sistema, e controle de registros documentais.
A inspeção Visual
Inspeções visuais garantem que não haja alterações no sistema ou equipamento relacionado que possam afetar o seu desempenho. Os técnicos especializados no sistema devem inspecionar visualmente:
- unidades de controle de alarme contra incêndios e seus componentes
- painéis e dispositivos remotos
- dispositivos de iniciação, incluindo detectores de fumaça, detectores de calor, caixas de alarme de incêndio, detectores lineares e chaves de fluxo de água
- Avisadores, incluindo alarmes com flashes, sirenes e alto-falantes.
O objectivo das inspeções é identificar condições problemáticas, tais como: falta, aparelhos danificados ou obstruídos; fiação desconectada em painéis de alarme contra incêndios; e indicações de mal estado na unidade principal de controle de alarme contra incêndio.
Estes procedimentos devem ser feitos pelo menos uma vez por mês independente do tamanho da instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário