A alimentação trifásica é composta por quatro fios: Neutro, Fase, Fase e Fase. Cada fase tem tensão de 127 Volts, proporcionando assim uma melhor distribuição de carga por fase, o que resulta no balanceamento de carga residencial. Ao chegar ao quadro de distribuição as fases podem ser distribuídas uniformemente entre os circuitos de modo a obter-se o maior equilíbrio possível, por exemplo, uma fase alimentará um chuveiro, emquanto a outra alimenta o circuito da cozinha, e a última alimenta outro circuito.
Observe o exemplo da figura abaixo, veja que nos diagramas unifilar e multifilar as fases estão sendo especificadas através das letras R, S e T, e cada fase alimenta seis circuitos, mas não necessariamente os seis, pois se observar o circuito 8 e 7, podemos notar que são alimentados por duas fases.
Com as fases devidamente distribuídas, ao ligar um chuveiro, as lâmpadas não ficaram piscando, pois a fase destinada ao chuveiro não é a mesma fase a qual está ligada ao circuito de iluminação.
Quando não ocorre o devido balanceamento, podem surgir problemas com harmônicas, que são ondas múltiplas das senoidais fundamentais, o que leva ao aquecimento dos circuitos. Isso acontece com mais frequência em industrias, pois existem muitas máquinas e todo aparelho ligado a energia distorce a onda senoidal, criando harmônicas. Em residências essa situação é menos problemática.
A figura abaixo demonstra como funciona as cargas na rede trifásica defasadas 120º entre si, onde cada uma atinge o ponto máximo e desce para o ponto mínimo e volta a subir, por isso recebe o nome de corrente alternada, pois alternam entre o ponto máximo e o mínimo em um ciclo constante. Ainda na figura é demonstrado as linhas senoidais fundamentais pois a alternação é uniforme:
A próxima figura mostra a diferença entre uma senoidal fundamental e a irregular que causam as harmônicas:
O balanceamento de fases é muito importante em um projeto elétrico, pois através desse procedimento conseguimos obter a menor diferença possível entre a corrente que passa em casa fase. O balanceamento não se aplica para projetos que utilizem alimentação monofásica, ou seja, o balanceamento de fases só faz sentido para projetos com fornecimentos trifásico ou bifásico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário