Já falamos bastante aqui de como economizar energia com a troca de lâmpadas por tecnologias que duram mais e consomem menos, sendo o LED a alternativa mais eficiente disponível.
Hoje traremos dicas de recursos tecnológicos no quesito iluminação que ajudam a reduzir o consumo de energia e as despejas com a conta de luz.
1- Sensor de presença
Os sensores de presença são importante auxiliares na economia de energia. Eles são responsáveis por desligar a luz após a ausência de movimentos, de acordo com o tempo programado. São ideias para área de circulação de pessoas, mas que não precisam de luz acesa 100% do tempo, como corredores, estacionamentos e escadarias. Eles funcionam a uma distância máxima programada.
2- Dimmer
Você pode controlar a intensidade da luz em seu ambiente instalando um dimmer. Ele permite criar cenários e climas diferentes. Se precisa de ambiente mais intimista e de descanso você diminui a luz, já para situações de maior atividade e atenção o dimmer permite aumentar a intensidade. Com isto, ele contribui indiretamente para aumentar a vida útil da lâmpada. Mas nem todas as lâmpadas são dimerizáveis. Antes de instalar um dimmer, consulte esta informação na embalagem do produto.
3- Interruptor temporizado
Interruptor programado é um auxiliar na redução do consumo de energia. Ele tem um dispositivo que permite programar quando a lâmpada será desligada. Este ajustamento, que depende do tempo estimado, evita o desperdício. Mas esteja atento porque nem todo tido de lâmpada pode ser usado com temporizador, o que é o caso da fluorescente eletrônica – conhecida como compacta.
4- Temporizador para chuveiro
Todo mundo sabe que o chuveiro é um dos maiores vilões do consumo de energia. Para acabar com aquelas banhos prolongados que desperdiçam água e luz uma alternativa é instalar um temporizador, um dispositivo que desliga o chuveiro após o tempo programado.
5- Fotocélulas
Para ambientes externos use as fotocélulas, isto permite que as luminárias só acendam à noite.
6- Prefira o LED
Existem vários tipos de lâmpadas no mercado, mas no quesito economia nenhuma bate o LED. Ele consome 85% menos energia que a incandescente e 33% menos que a lâmpada fluorescente compacta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário