quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Visita à área preservada revela de onde vem a água para Curitiba


Belas paisagens, em meio à mata atlântica, abrigam boa parte das nascentes dos mananciais utilizados pela Sanepar
Dentro do Parque Estadual do Marumbi está localizada a área denominada Mananciais da Serra. Localizado em meio à floresta de mata atlântica, no município de Piraquara, o local abriga nascentes que vão alimentar as barragens Piraquara I e II e parte da barragem do Iraí. Estes reservatórios integram o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, que fornece água para 3,5 milhões de habitantes.
Como forma de preservação, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém um programa de visitas aos Mananciais da Serra. Uma vez por mês, a população é recebida no local para admirar as belas paisagens e conhecer um pouco mais do ecossistema que traz à cidade a água que brota da floresta.
Nos Mananciais da Serra também há história. Até hoje permanecem lá o conjunto dos 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal deles e de onde uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco, na capital.
Na área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.
VISITAS - Neste fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, a área dos Mananciais estará aberta para visitação. O programa é ideal para passeios em família, para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza. As visitas iniciam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.
Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem agendar previamente pelo email mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br
O Programa de Visitas é realizado pela Sanepar em parceria com Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário