quinta-feira, 15 de junho de 2017

7 dicas para o planejamento da instalação hidráulica

dicas-planejamento-hidraulico


Fonte: Kontsept Master.
Louças, revestimentos, cores e outros acabamentos. Quando o assunto é instalação hidráulica algumas pessoas só conseguem pensar na parte estética do processo. Porém, mesmo que a intenção não seja virar um expert no assunto, é fundamental compreender algumas questões mais profundas que, de um jeito ou de outro, irão se refletir diretamente no dia a dia do morador.
Já pensou ter de ficar sem água na casa inteira só para poder corrigir um erro em um cômodo específico? Já pensou na dor de cabeça que um vazamento pode causar? Já pensou na irritação que uma peça com mau funcionamento é capaz de gerar?
Pois é, para evitar esses e outros problemas é necessário ter mais atenção e capricho com a instalação hidráulica, a começar pelo planejamento, que muitas vezes é subestimado na hora da construção. Veja abaixo 7 dicas para te ajudar nesse sentido.

1. Integre o projeto hidráulico aos demais

É primordial que o projeto hidráulico seja compatibilizado com os projetos de arquiteturafundaçõesestrutura e elétrica. Além disso, ele deve ser revisado minuciosamente antes de ser levado à execução.

2. APROXIME ÁREAS MOLHADAS

É recomendável que ambientes como banheiros, área de serviço e cozinha fiquem próximos na planta do imóvel. Isso porque, dessa maneira, se torna possível reduzir o número de canos e conexões, gerando economia nas instalações.

3. DEFINA UM REGISTRO PARA CADA AMBIENTE

O ideal é que cada ambiente com pontos de água conte com seu próprio registro. Trata-se de uma medida inteligente que permite, diante de um problema, fechar apenas o trecho afetado, ao invés de desligar a água na casa inteira.

4. IDENTIFIQUE COMPLICAÇÕES

Na hora de fazer o planejamento hidráulico fique atento para identificar condições conflitantes, tais como: tubulações que passam por vigas e pilares, pontos de abastecimento sobrepostos aos de elétrica e vedações que foram criadas ou deixaram de existir.

5. PREVEJA A SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS

Se já houver uma instalação no imóvel e ela for muito antiga, deve-se providenciar a substituição dos tubos de ferro pelos de PVC, sobretudo se houver um tom avermelhado na água.

6. PREFIRA TRABALHAR COM A MESMA MARCA

Para evitar que haja folgas e encaixes mal feitos entre tubos e conexões, opte por comprar materiais produzidos pelo mesmo fabricante. Esse cuidado ajuda a reduzir também o risco de vazamentos, assim como futuros gastos com reparos e substituição de peças.

7. PREPARE UM MEMORIAL DESCRITIVO

Como o projeto desenvolvido, deve-se elaborar um memorial descritivo das tubulações, conexões, registros, acabamentos, bombas, reservatórios e tudo o mais que será utilizado na obra. Essa documentação é importante porque com ela é possível analisar os pedidos do instalador hidráulico durante a execução – um controle que ajuda a prever o fluxo de aquisições e a dispensar a compra de itens desnecessários, se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário