Oitenta por cento dos bairros do Rio registram baixa no preço do aluguel e queda acumulada de 4% nos últimos 12 meses, segundo o último levantamento da Imovelweb. Já segundo dados da VivaReal, bairros como Lagoa (-3,5%), Centro (-2,9%), Gávea (-2,6%) e Praça Seca (-2,3%) tiveram as maiores desvalorizações entre maio e abril deste ano. Para tentar movimentar este mercado, as administradoras estão fazendo ações para facilitar ao máximo o aluguel.
A Renascença, por exemplo, promove seu 2º Feirão de locação, entre 19 e 25 de junho, em suas 11 lojas. Quem alugar um dos imóveis residenciais, novos ou usados, que participam da iniciativa ficará isento do primeiro mês do aluguel. No caso da locação comercial, isenção será de até três meses.
A vantagem vale para 600 imóveis administrados pela empresa, em locais como Jacarepaguá, Tijuca, Madureira, Duque de Caxias, Campo Grande, Barra da Tijuca, Vila da Penha e Copacabana.
Segundo Edison Parente Neto, vice-presidente comercial da Administradora de Imóveis Renascença, entre os residenciais, a maioria é formada por apartamentos, com dois quartos e com tamanho entre 80 e 110 metros quadrados de área e valor médio do aluguel de R$ 1.500. Já entre as unidades comerciais que integram a ação estão salas comerciais e lojas, com preços a partir de R$ 600.
A Apsa, além do seguro fiança próprio, o Alugue Rápido, lançou um aplicativo para reunir os serviços de aluguel e compra e venda.
A Sawala Imobiliária e a Precisão Administradora também estão dispensando a figura do fiador ou outra garantia locatícia, e o seguro fiança é gratuito para o locatário.
— Hoje não podemos perder cliente por falta de fiador — diz a diretora da Precisão Administradora, Sonia Chalfin.
Atenção
O advogado especialista em Direito Imobiliário, Arnon Velmovitsky, lembra que, no caso do seguro fiança, é necessário verificar se as importâncias seguradas estão compatíveis com o valor do aluguel, condomínio e IPTU. Ele destaca que o valor não pode estar embutido no preço do aluguel.
Contrato
Fique ligado também na hora de assinar o contrato: analise o prazo de vigência, as multas por atraso e descumprimento do contrato, o prazo para devolução do imóvel ao término do contrato e a data de vencimento do aluguel .
Vistoria
O locatário deverá verificar o estado do imóvel: funcionamento das instalações hidráulicas e elétricas , portas, persianas, janelas, piso. Fique atento para incluir uma carta de ressalvas no contrato se houver problemas em relação ao estado do imóvel (como desgaste do piso, pintura, esquadrias e das instalações elétricas e hidráulicas). Fique com uma cópia da vistoria do apartamento.
Análise
Verifique se o local do imóvel atende às suas demandas quanto à segurança, ao barulho e meios de transporte para chegar ao local.
Fonte: Jornal Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário