Projeto foi desenvolvido pela Companhia Enérgica de São Paulo com o objetivo de estudar a energia eólica como complemento à produção hidrelétrica
Os dois primeiros geradores de energia eólica do Estado de São Paulo foram instalados na usina Porto Primavera, no município de Rosana. (crédito: Secretaria de Energia e Mineração/ divulgação)
Os dois primeiros geradores de energia eólica do Estado de São Paulo entraram em operação na Usina de Porto Primavera, no munícipio de Rosana, na região de Presidente Prudente. Até o final do mês, os equipamentos estarão em fase de testes para realizar avaliações mecânicas e elétricas.
Cada torre tem uma altura 30 m de altura e pás giratórias com comprimento de 10 metros. Juntas, elas são capazes de gerar 100 quilowatts (kW), energia utilizada para o consumo interno da Usina Porto Primavera - que já possui fontes de energia fotovoltaica e hídrica.
O escopo de geração de energia eólica foi desenvolvido pela Companhia Enérgica de São Paulo (Cesp) em parceria com a Secretaria Estadual de Energia e Mineração e fazem parte de um amplo programa de pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O projeto deve durar 54 meses, com previsão de término para agosto de 2018, e tem o objetivo de estudar a complementaridade da energia eólica à solar e hidrelétrica. O investimento inicial é de R$ 31 milhões, sendo R$ 8,3 milhões apenas para o projeto eólico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário