Levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável mostra que Brasil está entre os seis países que mais empregam no mercado de energia renovável
China lidera a lista de países que mais empregam no segmento de energia fotovoltaica (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)
Dez milhões de pessoas no mundo estão empregadas no setor de energia renovável, incluindo hidrelétricas, de acordo com a quinta edição do relatório Renewable Energy and Jobs – Annual Review, lançado na terça-feira (8) passada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês).
Segundo a organização, China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão são os maiores empregadores do mercado de energia renovável do mundo, representando mais de 70% de todos os empregos no setor globalmente. Ainda de acordo com os números, com o processo de descarbonização do sistema enérgico, o setor pode empregar mais de 28 milhões de pessoas até 2050.
Atualmente, a produção de energia fotovoltaica lidera a área renovável, com 3,4 milhões de empregos - somente a China é responsável por 2 terços deles, equivalente a 2,2 milhões de postos de trabalho. Ao seu lado estão Bangladesh, Índia, Japão e Estados Unidos, que juntos por cerca de 90% dos empregos em energia solar fotovoltaica em todo o mundo.
Brasil
O mesmo relatório mostra que no Brasil se destaca o segmento de biocombustíveis, que aumentou 1% em 2017, totalizando 593.400 postos de trabalho. A Irena estima que o Brasil empregou 202 mil pessoas no setor de biodiesel em 2017, 30 mil a mais em relação ao ano anterior.
Já sobre a indústria eólica, o levantamento revela que o setor emprega cerca de 33.700 pessoas na fabricação, construção, instalação, operação e manutenção. Em 2017, a indústria eólica fechou o ano com 12,8 gigawatts (GW) de energia acumulados.
O emprego total em 2017 foi estimado em cerca de 42.000 postos de trabalho, com cerca de 27.500 na indústria transformadora e 14.500 na instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário